- MarTechBiz
- Posts
- ✨ Vibe Marketing: Criar com Estilo, Testar com IA
✨ Vibe Marketing: Criar com Estilo, Testar com IA
Inspirado no Vibe Coding, o Vibe Marketing está mudando a forma como marcas criam campanhas. Entenda essa tendência que une IA, design e automação.
Nesta edição:
Descubra como o Vibe Marketing, inspirado no Vibe Coding, usa IA para criar campanhas mais rápidas, criativas e impactantes. Uma tendência para ficar de olho.
Notícias: uma pesquisa joga luz sobre como as tarifas anunciadas por Donald Trump ameaçam as verbas de publicidade
Momento Vergonha Alheia: Será que o Vibe Coding já foi longe demais? Confira outras variações que parecem forçar a amizade.
Boa leitura!
Alguém te encaminhou esse email? Se inscreva para receber semanalmente o MarTechBiz!
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
Vibe Coding e Vibe Marketing: A próxima revolução criativa

Você já ouviu falar em Vibe Marketing? Essa é uma tendência super recente — começou a circular nas conversas de inovação e marketing nos últimos dois meses. Pode ser uma revolução… ou só mais uma buzzword passageira. Mas vale prestar atenção.
O que é Vibe Marketing?
O Vibe Marketing é uma abordagem que explora intensamente IA e automação para acelerar e melhorar a criação, testes e otimização de campanhas.
Inspirado no conceito de Vibe Coding, ele muda o foco da execução manual para uma coordenação estratégica e criativa, permitindo aos profissionais criarem conexões mais emocionais e impactantes com suas audiências — usando menos tempo e recursos.
Ferramentas de IA Generativa como Sora, Midjourney, ChatGPT, Canva e Webflow são parte fundamental desse novo fluxo criativo, viabilizando desde a geração de imagens até a prototipação de sites e peças de campanha.
Um exemplo prático? A recente onda nas redes sociais de bonequinhos na caixa (gerados com IA) e imagens no estilo Estúdio Ghibli, que rapidamente foram incorporadas em campanhas de marcas antenadas.
Mas de onde veio essa ideia?
O Vibe Marketing nasceu da inspiração no Vibe Coding, um novo paradigma no desenvolvimento de software em que desenvolvedores usam IA generativa para criar aplicações por meio de prompts em linguagem natural, em vez de escrever código linha por linha.
A proposta do Vibe Coding é simples e poderosa: menos código, mais produto. Os desenvolvedores assumem um papel mais estratégico e de produto, criando protótipos (e até soluções completas) em tempo recorde.
Tudo isso ganhou força após esse tweet de Andrej Karpathy em 2 de fevereiro.
"Existe um novo tipo de programação que eu chamo de 'vibe coding', em que você se entrega totalmente às vibes, abraça a exponencialidade e esquece que o código sequer existe."
Andrej Karpathy, 2025
Karpathy foi Diretor de IA na Tesla, onde liderou a equipe de visão do Autopilot, e anteriormente foi membro fundador da OpenAI, contribuindo para as pesquisas iniciais sobre os modelos GPT.
Além de cunhar o termo "Vibe Coding", ele também popularizou a fantástica frase:
"A linguagem de programação mais quente do momento é o inglês."
E o mercado, o que está achando?
Em um episódio recente do podcast da Y Combinator, os líderes da incubadora compartilharam feedbacks de fundadores de startups sobre o Vibe Coding. A maioria deles relatou transformações profundas na forma como suas empresas constroem produtos.
Uma das frases mais marcantes foi:
"Acho que o papel do engenheiro de software vai se transformar em engenheiro de produto. O bom gosto agora é mais importante do que nunca, já que ferramentas de geração de código tornam todos engenheiros 10 vezes mais produtivos."
E ainda
"Como a programação mudou de seis a um mês atrás: aceleração de 10x. De um mês atrás até agora: aceleração de 100x. Uma aceleração exponencial. Eu não sou mais um engenheiro — sou uma pessoa de produto."
Momento Vergonha Alheia: Inspire-se divirta-se com as variações do Vibe Coding na nova seção da newsletter abaixo.
E o marketing nisso tudo?
Assim como os desenvolvedores estão criando produtos com IA, os profissionais de marketing podem criar campanhas inteiras com prompts e ferramentas generativas. A criação de ideias, testes de conceito, protótipos criativos e até peças finais já pode ser acelerada (e melhorada) com essas soluções.
Mas... ainda é cedo para cravar se o Vibe Marketing é uma revolução. Por enquanto, grande parte dessa tendência ainda está sendo explorada principalmente pelas próprias empresas de IA, como forma de demonstrar seus produtos.
Qual é a sua vibe?
Você já experimentou alguma ação baseada em Vibe Marketing? Acha que essa é uma transformação real ou só uma moda passageira? Responda por aqui ou compartilhe sua opinião nos comentários.
NOTÍCIAS DA SEMANA
📉 Tarifas ameaçam verbas de publicidade
Com margens apertadas, 94% dos anunciantes temem cortes nos orçamentos devido às tarifas, segundo o IAB. Cerca de 60% esperam reduções de 6% a 10%, com maior impacto na mídia tradicional e redes sociais. CTV e vídeos online devem resistir melhor — mas 2025 ainda é uma incógnita.
🎧 Spotify ativa IA generativa em anúncios
O Spotify anunciou seu Ad Exchange (SAX), uma plataforma de anúncios programáticos com IA generativa. Publicitários podem criar roteiros e vozes para anúncios de áudio sem custo adicional. A novidade mira os 251 milhões de usuários Gen Z nos EUA e Canadá.
🎬 Adobe turbina o Premiere com IA
A Adobe lançou o Generative Extend no Premiere Pro. Com ele, editores estendem vídeos e áudios em 4K, traduzem legendas para 27 línguas e buscam conteúdo por linguagem natural.
MOMENTO VERGONHA ALHEIA
As variações do Vibe Coding
Como toda tendência que cai no hype, o Vibe Coding parece ter chegado no seu momento Vergonha Alheia. É quando todo mundo entra na onda, sem importar se faz sentido ou não. Portanto, confira as variações do Vibe Coding por sua conta e risco!
Vibe Coding
Diga o que você quer, receba código executável. Opções para desenvolvedores e não desenvolvedores. Ótimo para protótipos, arriscado em produção.
Ferramentas: Cursor; Lovable, Windsurf, v0, Replit, BuilderVibe Sales
Personalize e-mails automaticamente, antecipe objeções, adapte demonstrações. A IA como seu novo SDR.
Ferramentas: Clay, Lavender, Apollo, ShopifyVibe Research
Não leia 100 links do Google. Obtenha insights em minutos.
Ferramentas: Elicit, You.com, Perplexity Deep Research, ChatGPT Deep ResearchVibe Admin
Resuma reuniões, priorize automaticamente sua agenda, organize suas tarefas.
Ferramentas: Rewind, Motion, Notion AI, Asanaa
Valendo apenas respostas erradas: Qual o modo Vibe que falta ser criado? 🥲
|
MARKETING + TECHNOLOGY + BUSINESS
MarTechBiz é uma newsletter semanal produzida por Tiago Amaral.
Toda quinta-feira, receba em seu email insights na intersecção do Marketing, Tecnologia e Negócios.
Esse email foi encaminhado para você? Clique para se inscrever.
Reply