- MarTechBiz
- Posts
- 🔮 O futuro dos CMOs
🔮 O futuro dos CMOs
O que aprendemos no CMO Summit 2025 sobre os desafios (e o futuro) da profissão
Nesta edição:
Destaque: O que o CMO Summit 2025 revelou sobre o presente (e o futuro intenso) dessa função cada vez mais complexa.
DM9 perde Grand Prix em Cannes por uso indevido de IA e outras notícias da semana.
Martech em Números: Pesquisa revela que a falta de preparo em dados, tecnologia e pessoas ainda freia o uso da IA Generativa no marketing.
Boa leitura!
Alguém te encaminhou esse email? Se inscreva para receber semanalmente o MarTechBiz!
DESTAQUE
O que o CMO Summit 2025 revelou sobre o futuro da profissão

Na semana passada, aconteceu em São Paulo o CMO Summit 2025, que reuniu mais de 300 palestrantes e cerca de 3 mil participantes. Em meio a tantos comentários, publicações e artigos sobre o evento, um conteúdo acabou passando meio despercebido: o estudo "Como é o presente e o futuro do CMO", realizado pelo Mundo do Marketing em parceria com o Instituto Qualibest, e apresentado durante o próprio Summit.
Esse documento traz algumas pistas valiosas sobre como os profissionais brasileiros de marketing enxergam o futuro da sua profissão. Talvez o principal insight seja a pressão crescente que esses profissionais vêm sofrendo em um mundo que muda rapidamente — e que exige uma transformação ainda mais acelerada por parte das empresas.
Segundo o estudo, sete em cada dez profissionais de marketing se sentem muito pressionados em suas funções.
Na minha visão, não só o CMO, mas todo profissional de marketing do futuro precisa dominar três grandes áreas para ter sucesso:
A orquestração da experiência do cliente — uma disciplina tradicional do marketing — que envolve branding, posicionamento, comunicação, pesquisas etc.
A capacidade de entender as transformações tecnológicas pelas quais estamos passando para criar experiências relevantes e marcantes.
Falar a língua dos números e dos negócios, para demonstrar claramente o impacto das ações de marketing nos resultados da empresa.
Não à toa, essa newsletter une exatamente essas três disciplinas: Marketing + Tecnologia + Negócios. 🤓
Alguns painéis e falas dos palestrantes durante o evento reforçam esses 3 pontos.
Marketing: O CMO se tornou o grande orquestrador da experiência do cliente. Como disse João Branco durante o CMO Summit 2025:
“Menos campanhas, mais conversas.”
— João Branco (ex-CMO do McDonald’s), defendendo um marketing movido por empatia e conexão genuína, em que vender é, antes de tudo, um ato de servir e melhorar a vida do cliente.
Para entregar essa experiência, o CMO do futuro precisa ultrapassar os silos e colaborar com áreas como vendas, produto e atendimento, otimizando toda a jornada do cliente. E, para isso, é fundamental que a criatividade caminhe junto com a tecnologia.
Tecnologia: E aí entra o domínio de dados, analytics e inteligência artificial. Como destacou César Baleco, da Irrah Tech, no Summit:
“A tecnologia se tornou peça central na construção de estratégias inteligentes e escaláveis. É ela quem transforma dados em ações e marcas em experiências relevantes.”
— Cesar Baleco (Irrah Tech), enfatizando o papel da IA e dos dados para o marketing do futuro e a importância de soluções que permitam personalização em escala.
Negócios: Por fim, existe uma pressão crescente para que os CMOs demonstrem, de forma clara, o impacto do marketing nos resultados do negócio. Isso exige domínio sobre os números financeiros e a habilidade de comunicar esse valor de maneira que os outros executivos entendam.
Nas palavras de mais um painelista do evento:
“A lógica dos números invadiu o Marketing, e isso é positivo — desde que não o engesse.
— Daniel Milagres (Hortifruti Natural da Terra), destacando que o desafio é encontrar um equilíbrio entre métricas e ousadia, entre curto prazo e construção de marca.
Fim de papo: O papel do CMO está se tornando cada vez mais multidimensional — a ponto de ser chamado de Chief Multipurpose Officer. Aqueles que conseguirem integrar tecnologia e dados com criatividade e empatia terão mais chance de liderar transformações estratégicas com impacto real no negócio.
Esses serão os CMOs do futuro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
🏆 DM9 perde Grand Prix em Cannes por uso indevido de IA
A DM9 perdeu o Grand Prix em Creative Data no Cannes Lions após o júri identificar o uso de IA para simular resultados da campanha da Consul. A agência também retirou outros dois cases por inconsistências similares.
⚙️ IA já realiza até 50% do trabalho na Salesforce
Marc Benioff, CEO da Salesforce, afirmou que a IA já executa entre 30% e 50% das tarefas da empresa. Com 93% de precisão, a tecnologia vem otimizando operações e permitindo que colaboradores foquem em trabalhos de maior valor.
🎬 Latam lança campanha 100% feita com IA do Google
A Latam usou o modelo Veo 3 do Google para criar seu primeiro filme publicitário totalmente gerado por IA. A campanha promove o Chile como destino de inverno, marcando um novo uso da IA generativa em escala comercial no Brasil. No início do mês destacamos o uso da IA em outro vídeo produzido 100% por IA nas finais da NBA.
🤝 Indecx e Track se unem e criam empresa de R$ 300 milhões em CX
As rivais Indecx e Track anunciaram fusão e formam agora uma empresa com valuation combinado de R$ 300 milhões. O objetivo é disputar espaço com multinacionais e expandir atuação em experiência do cliente por toda a América Latina.
MARTECH EM NÚMEROS
IA Generativa Avança, Mas Empresas Ainda Não Estão Prontas
Pesquisa da Bain revela que 95% das empresas nos EUA já utilizam IA generativa, com crescimento acelerado em TI e casos de uso em produção. Apesar do avanço, a falta de preparo em dados, tecnologia e pessoas ainda freia seu uso estratégico, especialmente no marketing, tornando a prontidão organizacional o maior obstáculo. (via The Martech Weekly)
|
MARKETING + TECHNOLOGY + BUSINESS
MarTechBiz é uma newsletter semanal produzida por Tiago Amaral.
Toda quinta-feira, receba em seu email insights na intersecção do Marketing, Tecnologia e Negócios.
Esse email foi encaminhado para você? Clique para se inscrever.
Reply