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📺 A IA chega ao horário nobre da TV
Um anúncio 100% gerado por inteligência artificial foi ao ar na final da NBA. E ninguém avisou que era tudo fake!
Nesta edição:
Destaque: Um anúncio 100% gerado por inteligência artificial foi ao ar na final da NBA — e marca um ponto de virada para o setor.
Anúncios chegam ao Status do WhatsApp, usada por 1,5 bilhão de pessoas por dia, e outras notícias quentinhas.
Martech em Números: A redução dos custos de produção de um comercial criado com IA pode ser brutal. Confira uma estimativa de até quanto pode chegar essa economia.
Boa leitura!
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DESTAQUE
A publicidade gerada por IA chega ao horário nobre da TV
O momento que todos esperavam finalmente chegou: um comercial 100% criado por inteligência artificial foi ao ar durante o horário nobre da TV americana — e não em qualquer horário, mas nas finais da NBA, transmitidas pela rede aberta ABC (Disney).
O anúncio, da plataforma de apostas Kalshi, é uma verdadeira viagem non-sense: personagens com comportamentos bizarros apostam em tudo — do número de furacões no ano ao preço dos ovos, além de eventos esportivos. Tudo gerado por IA.
Desde o lançamento do Google Veo 3, apresentado em sua conferência I/O em 20 de maio, as redes sociais foram inundadas por vídeos gerados por inteligência artificial. E já estamos ficando treinados em reconhecer esses conteúdos — na maioria das vezes.
Mas o comercial da Kalshi marca um ponto de virada, por algumas razões:
Foi criado 100% com IA
Foi exibido em horário nobre na TV aberta dos EUA (ABC, da maior empresa de midia do mundo (Disney)
Atingiu mais de 30 milhões de visualizações em apenas 3 semanas (incluindo a audiência do jogo e visualizações online)
E talvez o mais importante: sem nenhum aviso de que as pessoas eram fictícias
Por que isso importa? O impacto mais relevante está no custo de produção. Segundo o criador do vídeo, PJ Accepturo, o anúncio foi feito em dois a três dias por uma única pessoa, utilizando o Google Veo 3. Foram necessárias 300 a 400 gerações para chegar a 15 clipes usáveis. O custo de produção declarado foi de apenas 2 mil dólares!
O resultado? Uma economia estimada de até 95% em comparação com métodos tradicionais.
Para quem está habituado a campanhas com orçamentos milionários e meses de desenvolvimento, é uma mudança de paradigma.
O que esperar? Mais anúncios como esse. Muito mais!
No Brasil, já vimos sinais dessa tendência. Em março, o partido Cidadania veiculou o primeiro comercial inteiramente criado por IA na TV aberta brasileira. Comparando este vídeo de março com o da Kalshi em junho, apenas 3 meses de distância, a evolução da tecnologia é espantosa.
Outro exemplo recente: a apresentadora fictícia Marisa Maiô, também é produzido com o Google Veo. A personagem viralizou nas redes e já estrelou campanhas para marcas como Mercado Pago, OLX e Magazine Luiza.
Fim de papo: É bom continuar treinando seu olho para identificar vídeos gerados por IA, porque estamos prestes a ver muito mais vídeos assim em todas as telas.
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MARTECH EM NÚMEROS
A Economia da IA na Publicidade
Se o exemplo da Kalshi se tornar o novo padrão, o custo da produção de um comercial de TV pode ser brutal. Isso terá implicações gigantes em toda a indústria.
Confira uma estimativa de quanto pode chegar essa economia, considerando que os valores de veiculação se mantenham iguais:
ESTADOS UNIDOS (US$) | Sem IA | Com IA |
---|---|---|
Produção | 50.000 a 250.000 | 2.000 |
Veiculação | 100.000 a 500.000 | 100.000 a 500.000* |
Total | 150.000 a 750.000 | U102.000 a 502.000 |
Redução de custo de cerca de 32%!
BRASIL (R$) | Sem IA | Com IA |
---|---|---|
Produção | 100.000 a 1.000.000 | 11.000 |
Veiculação | 100.000 a 850.000 | 100.000 a 850.000* |
Total | 200.000 a 1.850.000 | 111.000 a 811.000 |
Redução de custo de cerca de 44%!
*1 inserção de 30 segundos em Rede Nacional.
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