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😵 A IA vai acabar com os empregos na publicidade?
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Nesta edição:
Destaque: A Meta diz que sua IA vai criar tudo: texto, imagem, segmentação e mensuração. Estamos prestes a ver o colapso da indústria publicitária?
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DESTAQUE
A Meta e a IA vão mesmo acabar com a indústria da publicidade?

Uma reportagem do Wall Street Journal revelou que a Meta está prestes a lançar ferramentas que praticamente eliminariam os humanos do processo de criação de anúncios.
Qualquer empresa poderá fornecer apenas uma imagem do produto e um orçamento. A IA faz o resto: da criação dos criativos à personalização em tempo real com base no usuário. A notícia derrubou as ações de grandes grupos publicitários em até 6%.
Esse movimento não é isolado. Plataformas como Google e outras empresas de martech também vêm introduzindo agentes e outras soluções baseadas em IA que automatizam processos de segmentação, criação e mensuração. Será que agora a ameaça sobre os empregos da área é real?
O impacto sobre o trabalho humano
A digitalização sempre trouxe mudanças na estrutura do trabalho em publicidade — reduzindo o volume de tarefas manuais e valorizando funções mais estratégicas.
Até aqui, o saldo entre empregos eliminados e novos papéis criados vinha sendo positivo. Mas a atual onda de IA pode representar um ponto de inflexão.
Já são nítidos sinais de pasteurização nas campanhas, com criativos semelhantes e textos com "cara de IA", principalmente em pequenas e médias empresas.
A criação de conteúdo sob nova ótica
Para ilustrar como a criação de conteúdo está sendo totalmente repensada, o Wall Street Journal produziu um curta totalmente com IA, usando ferramentas como Google Veo e Runway.
No divertido vídeo, uma versão gerada por IA jornalista Joanna Stern interage com um robô e passa por situações engraçadas - muitas delas devido às próprias limitações da IA.
O resultado ainda não é exatamente uma obra de arte: a IA ainda tem muito espaço para melhorar. Mas a velocidade da evolução é impressionante.
E é nítido que ainda é necessário muito talento e esforço humano na elaboração da narrativa, prompts e direção criativa. Mas também fica claro o quanto funções como produção de vídeo, filmagem e atuação podem ser reduzidas ou eliminadas.
Esse tipo de produção aponta para um futuro com menos mão de obra envolvida e custos significativamente menores, o que já começa a ser sentido por profissionais e empresas do setor.
Destruição ou transformação?
A Forrester prevê que, até 2030, cerca de 7,5% dos empregos em agências — o equivalente a 33 mil posições — deverão desaparecer com a adoção da IA.
E isso já pode estar acontecendo: há indícios de redução nos empregos na indústria da publicidade, com alguns relatos sugerindo que a adoção de IA pode ser um fator contribuinte (embora tendências macroeconômicas e layoffs no setor de tecnologia também contribuam).
Duas coisas parecem certas:
A IA vai transformar profundamente a forma como campanhas são feitas e reduzir a quantidade de vagas tradicionais.
Os humanos não serão totalmente eliminados. Novos papéis híbridos — que combinem marketing, dados e tecnologia — ganharão espaço e relevância.
E você, já está sentindo essas mudanças no seu dia a dia? Compartilhe com a gente nos comentários!
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