- MarTechBiz
- Posts
- 🧭 Mapa Martech Brasil 2025
🧭 Mapa Martech Brasil 2025
Uma curadoria com 56 ferramentas nacionais revela o avanço do ecossistema brasileiro de Martech.
Nesta edição:
Mapa Martech Brasil 2025: uma curadoria com 56 tecnologias de Marketing e Vendas nacionais revela a evolução do ecossistema brasileiro de Martech.
Figma aposta no Brasil em expansão global e outras notícias recentes do setor
Martech em Números: já são mais 15.000 soluções, um crescimento de 9% em relação ao último ano.
Boa leitura!
Alguém te encaminhou esse email? Se inscreva para receber semanalmente o MarTechBiz!
DESTAQUE
O Mapa Martech Brasil 2025 chegou!

O ecossistema de Martech no Brasil vem crescendo silenciosamente, mas com força. De startups promissoras a gigantes consolidadas, o país conta com um cenário vibrante e cada vez mais sofisticado de soluções em tecnologia para marketing.
Para dar visibilidade a esse movimento, criamos o Mapa Martech Brasil 2025 — uma curadoria das principais soluções nacionais que vêm moldando a forma como marcas se conectam com seus públicos por aqui. São 56 ferramentas, distribuídas em 9 categorias, que ajudam a contar a história da inovação brasileira no setor.
Esse esforço dialoga com uma tradição global: desde 2011, o blog ChiefMartec, do Scott Brinker, publica anualmente o icônico Martech Map. Com certeza você já se deparou com ele, aquela imagem lotada de pequenos logos quase invisíveis.
Na edição inaugural, eram 150 ferramentas. Agora, em 2025, o número saltou para impressionantes 15.384 soluções.
Apesar da diferença brutal de tamanho, nossa intenção é destacar o que está sendo construído aqui, no Brasil. E o resultado revela um ecossistema diverso, criativo e em expansão.
É importante destacar: o Mapa Martech Brasil 2025 não tem a pretensão de ser uma lista completa nem definitiva.
Certamente, há muitas soluções que ficaram fora por puro desconhecimento. Além disso, a categorização pode ser discutível — muitas soluções atuam em áreas sobrepostas e não se encaixam perfeitamente em um só rótulo.
Mesmo assim, acredito que esse mapa pode ajudar a visualizar tendências, identificar movimentos do mercado e entender melhor onde estamos evoluindo como setor.
Insights e Curiosidades
Enquanto o cenário internacional tem muitos representantes em categorias como Experiência e Conteúdo, CMS, SEO e Publicidade Programática, o Brasil mostra uma forte concentração de soluções nas áreas de Marketing, Customer Experience e E-commerce.
Nos últimos anos, também observamos o crescimento de categorias como CRM, Vendas & RevOps e Analytics & Intelligence — muitas delas impulsionadas pela onda da inteligência artificial, com o surgimento de Agentes IA para vendas e novas aplicações de IA.
Outro destaque é a diversidade de perfis entre as empresas presentes no mapa. Temos desde gigantes como TOTVS, VTEX e as marcas da LWSA (Wake, Tray e Bagy), até startups com DNA tech, como SalesBud, Nuvia e Rvops. E ainda unicórnios e outras empresas em rota de crescimento acelerado, como Olist, Cortex, Blip e CRMBonus.
Também começamos a ver sinais claros de consolidação no setor, como já acontece no cenário internacional. Entre as movimentações recentes, vale citar:
RD Station adquirida pela TOTVS (2021) e a ExactSales pela RD Station (2023)
Neoway adquirida pela B3 (2021)
Stilingue adquirida pela Blip (2022)
Movidesk adquirida pela Zenvia (2022)
Newtail adquirida pela Vtex (2025)
Mais do que um inventário de logos, o Mapa Martech Brasil 2025 é um convite à reflexão. Esperamos que este mapa seja apenas o ponto de partida para conversas mais profundas sobre o futuro da tecnologia de marketing no Brasil.
Agora, quero ouvir você: que solução ficou faltando? Alguma categoria deveria mudar? Deixe seu comentário com feedback, críticas ou sugestões. Valeu!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
🌎 Figma aposta no Brasil em expansão global
Rumo ao IPO, a Figma acelera sua presença nacional com recursos de IA e versão em português. O Brasil é visto como mercado estratégico na nova fase.
⚖️ EUA querem dividir império de ads do Google
O Departamento de Justiça dos EUA pediu à Justiça que obrigue o Google a vender o AdX e desmembre o Google Ad Manager. A proposta inclui abrir dados de leilões, liberar portabilidade para publishers e impor um veto de 10 anos à atuação em ad exchanges.
🍎 Apple ensaia rompimento com Google em buscas
A Apple busca novos parceiros de busca com IA, sinalizando possível fim da parceria com o Google. A movimentação pressiona a Alphabet e pode mudar o equilíbrio no mercado de search. A ação da Google chegou a cair 9% após as declarações de Eddy Cue, vice-presidente de serviços da Apple.
📈 Mídia digital soma R$ 37,9 bi em 2024
Investimentos em mídia digital cresceram 8% em 2024, alcançando R$ 37,9 bilhões, segundo o IAB Brasil. Eletrônicos e informática lideram os aportes no setor.
💸 Nuvia capta R$10 mi para IA em vendas B2B
A startup brasileira Nuvia levantou R$ 10 milhões em rodada liderada por NXTP e Gilgamesh Ventures. A empresa aposta em agentes autônomos de IA para transformar vendas B2B.
🤖 Salesforce lança Tableau Next com IA
A Salesforce apresentou o Tableau Next, versão com IA e “agentic analytics”, que torna mais rápida e inteligente a análise de dados para decisões de negócios.
MARTECH EM NÚMEROS
O Crescimento do Martech Map
O Mapa de Martech 2025 foi lançado com 15.384 soluções distribuídas em 49 categorias — um crescimento de 9% em relação a 2024. Desde 2011, o número de ferramentas aumentou 100 vezes (ou impressionantes 10.156%), destacando a expansão contínua e acelerada do ecossistema global de tecnologias de marketing.
|
MARKETING + TECHNOLOGY + BUSINESS
MarTechBiz é uma newsletter semanal produzida por Tiago Amaral.
Toda quinta-feira, receba em seu email insights na intersecção do Marketing, Tecnologia e Negócios.
Esse email foi encaminhado para você? Clique para se inscrever.
Reply