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✉️ Onde estão os e-mails interativos?
Spoiler: não estão nesta newsletter 😞
Nesta edição:
Destaque: O que aconteceu com o Email AMP, os e-mails interativos que prometeram revolucionar o marketing? Descubra se esse sumiço é uma oportunidade ou não valem seu esforço.
A Apple aposta no novo design Liquid Glass e traz menos novidades de IA. Confira esta e outras notícias da semana.
Martech em Números: Ações dos maiores grupos de publicidade do mundo despencam no ano. A IA já está impactando o modelo das agências?
Boa leitura!
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DESTAQUE
Cadê os e-mails interativos que prometeram revolucionar o marketing?

Você já abriu um e-mail e, sem sair da caixa de entrada, conseguiu preencher um formulário, reservar um serviço ou até finalizar uma compra?
Essa é a promessa do AMP para e-mails — uma tecnologia apresentada pelo Google em 2019 que transforma mensagens estáticas em experiências interativas, dinâmicas e atualizadas em tempo real.
Com um Email AMP, é possível:
Permitir que o usuário interaja com o e-mail sem sair da caixa de entrada.
Adicionar carrosséis, acordeões, formulários e até enquetes.
Atualizar conteúdos em tempo real (como preços ou horários).
Tudo isso já existe — mas você viu algum destes emails na sua caixa de entrada? 🤔
Se é tão bom… por que tão poucos usam?
Apesar do potencial, a adoção de AMP ainda é tímida. As principais razões:
Compatibilidade limitada: Dos grandes provedores de email, só Gmail (que detém 52,9% do mercado no Brasil) e Yahoo dão suporte ao AMP. O Apple Mail, com cerca de 50% do market share global, não pretende adotar a estrutura.
Complexidade técnica: Embora plataformas como a Netcore ofereçam templates prontos e fallback automático para HTML, ainda é mais trabalhoso criar e testar e-mails AMP.
Resistência do mercado: Muitos profissionais questionam se a interatividade realmente traz mais valor ou se é apenas “complexidade desnecessária”.
AMP significa Accelerated Mobile Pages (Páginas Móveis Aceleradas). É um framework de código aberto originalmente desenvolvido pelo Google para criar páginas da web que carregam extremamente rápido em dispositivos móveis.
Mas quem usa… vê resultados impressionantes
Apesar dos poucos exemplos, os resultados são muito encorajadores:
O Google reportou um aumento de 500% nas respostas a comentários após adicionar comentários em tempo real via AMP nos e-mails da plataforma Google Docs.
A Buser, um cliente da Netcore no Brasil, viu crescimento de 2.000% em vendas pelo canal e-mail, impulsionado pelo uso de emails AMP.
A OYO, site de aluguel de quartos de hotel e casas para férias, observou um aumento de 57% na taxa de cliques e uma alta de 60% nas taxas de conversão.
Oportunidade ou muito esforço para pouco resultado?
A baixa adoção do Email AMP pode ser uma grande oportunidade para sua marca se diferenciar com facilidade. Em um mar de e-mails iguais, uma experiência interativa pode ser o fator surpresa que engaja o cliente.
E o melhor: com ferramentas certas que tenham editores low-code e suporte a fallback, não é preciso ser um desenvolvedor para começar a testar.
E o fato de nem todos os provedores de email suportarem o AMP não é um grande problema no Brasil, já que 52,9% dos usuários de email no país usam Gmail. Somando outros 5 a 6% de usuários de Yahoo!, é provável que a grande maioria da sua base possa receber emails interativos.
Além disso, não é preciso aplicar AMP em todos os envios. Ele brilha especialmente em campanhas onde a interação e o impacto visual fazem diferença:
Lançamentos de produto
Campanhas sazonais como Black Friday
Carrinhos abandonados
Formulários de pesquisa ou agendamento
Conclusão: o Email AMP é um recurso que você deve considerar no seu arsenal de ferramentas de marketing.
🤔 E você, já usou e-mails AMP? Pretende testar? Conte pra gente nos comentários!
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Fonte: Sherwood News
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