• MarTechBiz
  • Posts
  • 🦄 Os Unicórnios Martech: Quem são? Onde Vivem?

🦄 Os Unicórnios Martech: Quem são? Onde Vivem?

Dois estudos recentes jogam luz sobre os unicórnios martech no mundo e na América Latina.

Nesta edição:

  • Dois estudos recentes jogam luz sobre os unicórnios martech no mundo e na América Latina.

  • A guinada política da Meta e outras notícias da semana.

  • Uma visão geral da Nuvemshop, um dos unicórnios Latam no ecommerce.

Boa leitura!

Alguém te encaminhou esse email? Se inscreva para receber semanalmente o MarTechBiz!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
Quem são os unicórnios de Martech?

Nas últimas semanas, dois relatórios trouxeram insights interessantes sobre os unicórnios, empresas privadas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. O primeiro é da CB Insights, que publicou um mapa com todos os unicórnios ao redor do mundo, e o segundo é da Latitud, uma empresa de venture capital formada por investidores de peso com foco em startups na América Latina.

Visão global

No total, são 1.256 unicórnios mapeados, com um valor somado de US$ 4,3 trilhões!

Com relação a unicórnios focados em Martech, um terceiro estudo da Crunchbase relaciona 101 empresas na categoria Vendas e Marketing (6,4% do total). No entanto, as empresas de Martech e Adtech muitas vezes são contabilizadas em outras categorias, como mobile, apps, mídia ou e-commerce. Este último tem uma representatividade bem maior, com 247 unicórnios.

Quem são os Unicórnios Latam

Na América Latina, existem 33 unicórnios, sendo 17 brasileiros, 8 mexicanos e 3 colombianos. O setor financeiro lidera com 17 empresas (as famosas fintechs).

Entre as soluções de marketing se destacam as plataformas de e-commerce. Duas delas estão nas listas da CB Insights e da Latitud: Nuvemshop e Olist. A Latitud também menciona a Vtex que, por ter realizado um IPO em 2021, deixou de ser uma empresa privada e não é considerada pela CB Insights.

Além destas, o relatório da Latitud cita outras empresas promissoras que ainda não alcançaram o status de unicórnios: Assis, Birdie, Nuvia, Yalo e Leadsales. Todas são brasileiras, com exceção da última que é mexicana.

Também vale o destaque para a Exact Sales, adquirida pela RD Station, sendo que esta última pertence à TOTVS (negociada na B3 e, assim, não mais 100% privada).

Olhando Além do Marketing

Um insight bem importante, mas nada surpreendente, é sobre o setor de Inteligência Artificial. Startups focadas em IA lideram quando se olha para os novos unicórnios: das 72 empresas que alcançaram esse status no ano passado, 32 são de IA (44%).

Muitos desses novos unicórnios de IA oferecem soluções como Agentes para Vendas e Marketing, como Apollo.io, Gong, Sierra e Typeface. Portanto, poderiam também ser consideradas soluções Martech.

A América Latina ainda não tem um representante entre os Unicórnios AI, mas a Latitud destaca algumas futuras candidatas, inclusive de soluções para Marketing, Vendas e CX:

Você gostaria de ver uma análise aprofundada sobre alguma destas empresas ou setores? Responda a esse email e conte para a gente!

NOTÍCIAS DA SEMANA

Mark Zuckerberg anunciou novas políticas sobre moderação de conteúdo. O consenso é que isso reflete uma guinada da Meta para a direita após a vitória de Donald Trump. Mas vale a pena ouvir direto do Mark Zuckerberg em seu anúncio por vídeo.

Geralmente, esses anúncios são feitos de forma indireta, onde você consegue ler nas entrelinhas as intenções da empresa. Não é o caso desse vídeo. Ele é muito direto sobre os motivos e intenções por trás dessas mudanças, mencionando a eleição de Trump em mais de uma ocasião.

Isso pode trazer implicações para a atuação da empresa no Brasil. Ele diz que “vai trabalhar com o presidente Trump para confrontar governos no mundo que perseguem empresas americanas e incentivam a censura”. Sobre a América Latina, ele diz que os países da região “têm tribunais que podem ordenar as empresas remover conteúdo de forma silenciosa”. (via divulgação Meta)

💻 Destaques da CES 2025
Essa semana acontece a CES 2025, um dos eventos mais influentes do mercado de tecnologia. Nesse link, é possível conferir um resumo dos principais lançamentos e anúncios (via Mashable).

🖼️ Getty Images e Shutterstock anunciam fusão
As duas gigantes de stock photos e conteúdo digital estão se unindo. A fusão, avaliada em cerca de US$ 3,7 bilhões, permitirá a expansão das bibliotecas de fotos das empresas, enquanto elas enfrentam a crescente concorrência de ferramentas de criação de imagens via IA (via The Verge).

🧱 Databricks tem nova rodada de investimento
A empresa de Dados e IA anunciou rodada de financiamento liderada pela Thrive Capital. A empresa está levantando US$ 10 bilhões, sendo avaliada em US$ 62 bilhões. Na lista da CB Insights, ela ocupa a 6ª posição entre os maiores unicórnios globais (SpaceX, ByteDance e OpenAI lideram a lista).

🍯 PayPal é alvo de processo por golpe com a extensão Honey
A extensão de navegador Honey, adquirida pelo PayPal em 2019, está enfrentando sérias acusações de práticas fraudulentas. Segundo denúncias feitas por influenciadores e criadores de conteúdo, o Honey estaria substituindo links de afiliados de criadores pelos seus próprios, roubando assim as comissões que deveriam ser pagas aos influenciadores. O caso pode ter implicações sobre práticas do mercado de afiliados (via Meio Bit).

LINHA DO TEMPO
Nuvemshop em 1 minuto

Uma visão geral do unicórnio de e-commerce brasileiro com origens argentinas.

  • 2011: A Nuvemshop é fundada em Buenos Aires, Argentina, por Santiago Sosa, Alejandro Vazquez e Martin Palombo. A plataforma oferece às pequenas e médias empresas uma solução para configurar lojas online.

  • 2014: Expande suas operações para o Brasil.

  • 2016: Entra no mercado mexicano, fortalecendo sua presença na América Latina.

  • 2021: Recebe um aporte de US$ 500 milhões e atinge o status de unicórnio, com valor de mercado de US$ 3,1 bilhões.

  • 2022: Lança a Nuvemshop Next, evoluindo seu plano Empresarial para oferecer atendimento consultivo e soluções customizadas.

  • 2023: As lojas conectadas à plataforma da Nuvemshop faturaram R$ 2,6 bilhões no primeiro semestre nos três países onde a companhia atua.

MARKETING + TECHNOLOGY + BUSINESS

MarTechBiz é uma newsletter semanal produzida por Tiago Amaral.

Toda quinta-feira, receba em seu email insights na intersecção do Marketing, Tecnologia e Negócios.

Esse email foi encaminhado para você? Clique para se inscrever.

Reply

or to participate.