• MarTechBiz
  • Posts
  • Dreamforce e as Megaconferências das Big Techs

Dreamforce e as Megaconferências das Big Techs

De pequenos eventos a megaconferências, o crescimento e a importância do Salesforce Dreamforce.

Nesta edição especial sobre a Salesforce:

  • Os destaques do evento Dreamforce 2024

  • Curiosidades sobre a história das megaconferências das Big Techs

  • Por que o 2º julgamento antitruste do Google pode moldar o futuro dos anúncios online

  • Números sobre o Salesforce Data Cloud e sua importância para a criação de agentes virtuais

Boa leitura!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
Dreamforce e as Megaconferências das Big Techs 

imagem: divulgação Salesforce

Esta semana está acontecendo o Dreamforce, a conferência anual da Salesforce e um dos maiores eventos de negócios do mundo. A edição de 2024 contou com mais de 170.000 inscritos, sendo mais de 40.000 participantes em São Francisco. Também é possível acompanhar as principais sessões gratuitamente online. No ano passado foram cerca de 10 milhões de visualizações online na plataforma Salesforce+.

O grande anúncio do ano foi a plataforma para criação de agentes inteligentes batizada de Agentforce. Pelo conteúdo das apresentações, no entanto, a novidade parecer ser realmente estratégica para a empresa, não apenas mais um exemplo de AI washing para surfar o hype da IA. A Salesforce entrou pra valer na competição pelos agentes virtuais.

Para os profissionais de Martech, o destaque ficou para o anúncio que o Salesforce Marketing Cloud passou por um redesenho para fazer parte da plataforma “core”. Isso deve trazer alterações importantes na ferramenta, principalmente em relação ao Journey Builder que agora será mais parecido com o Salesforce Flow. O Commerce Cloud e o Tableau também terão revisões nessa mesma linha.

Mas, nessa edição, vamos explorar um ângulo diferente do evento: curiosidades sobre sua história, como um dos símbolos do grandiosismo (e um pouco de megalomania) dos eventos organizados pelas big techs globais.

A Salesforce não está sozinha

Uma das pioneiras das grandes conferências de tecnologia — que segue relevante até hoje — é a CES (Consumer Electronics Show), cuja primeira edição foi em 1967. Na era do PC, surgiram a COMDEX (1979) e a Macworld Expo (1985), inicialmente produzidos por empresas de mídia e que foram aos poucos dando lugar aos eventos organizados pelas big techs.

Os mais relevantes hoje são o WWDC da Apple, Google I/O e AWS re:Invent.

Curiosidades sobre o Dreamforce

A primeira edição foi em 2003, como um pequeno evento no Hilton em San Francisco, com pouco mais de 1.000 participantes e 52 sessões. A Salesforce tinha apenas 4 anos de existência. No ano seguinte, já foram 2.500 participantes e, em 2008, o Dreamforce alcançou o marco de 10.000 participantes registrados.

A década de 2010 viu um crescimento aceleradíssimo. Em 2012, a Howard Street em San Francisco foi fechada, pois o Dreamforce teve mais de 70.000 participantes registrados. Em 2013, foram mais de 143.000.

Em 2020, veio a pandemia do Covid e o Dreamforce ocorreu apenas virtualmente. Mesmo assim foi um sucesso, com mais de 140 milhões de visualizações em todo o mundo. Em 2021, foi lançado o Salesforce+, com as transmissões ao vivo de evento além de outros conteúdos da empresa.

Em 2023, a Salesforce mergulhou no hype e se autonomeou como "o maior evento de IA do mundo". Apesar do título discutível, o anúncio este ano do Agentforce reforça que, pelo menos para a Salesforce, a IA não é apenas hype.

NOTÍCIAS DA SEMANA

⚖️ 2º julgamento antitruste do Google pode moldar o futuro dos anúncios online. Na semana passada, o Departamento de Justiça (DOJ) e uma coalizão de estados dos EUA deu início ao julgamento sobre a tecnologia de anúncios do Google. O caso gira em torno do domínio do Google em várias áreas-chave da cadeia de fornecimento de tecnologia de anúncios, e se a empresa abusou desse controle. Uma possível consequência é o desmembramento da operação de anúncios do Google, incluindo uma possível venda forçada do pacote Ad Manager. Esse é o segundo julgamento que o Google enfrenta recentemente. Em agosto, um tribunal considerou que a empresa possui um monopólio ilegal sobre buscas online.

📱Sete novos recursos estão chegando ao app Mail do iPhone este ano. Com o lançamento do iOS 18 nesta segunda-feira, mudanças planejadas chegarão “ainda este ano”. Entre elas, um design totalmente novo, melhorias na Inteligência da Apple e vários outros aprimoramentos.

🤯 Klarna decide cortar contratos com Workday e Salesforce, deixando Marc Benioff incrédulo. Segundo o CEO da empresa de pagamentos, eles estão substituindo os dois provedores por soluções desenvolvidas internamente com IA. Em entrevista, o CEO da Salesforce, Mark Benioff, perguntou "Como ele está fazendo isso?".

MARTECH EM NÚMEROS

Finalizando nossa edição especial sobre Salesforce, um número divulgado por Marc Benioff durante o keynote do Dreamforce: 767 trilhões de registros são processados mensalmente no Salesforce Data Cloud. 

A solução, que conecta dados entre várias plataformas e ‘nuvens’ da Salesforce, foi lançada no ano passado, apesar de versões anteriores já existirem desde 2020 com outros nomes. De acordo com Beniof, se trata do “novo produto mais vendido na história da empresa”.

Uma outra frase do CEO reforça a importância desta solução no contexto da IA e da Agentforce:

“Ao incentivar vocês a mover seus dados para o Data Cloud — e agora vocês estão processando 767 trilhões de registros por mês — o que não havíamos percebido é que estávamos preparando vocês muito bem para a IA. Agora que lançamos o construtor de agentes, todo esse trabalho já está pronto.”

Marc Benioff, CEO da Salesforce

Reply

or to participate.