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Gravidade de Dados: Quanto pesam os dados do seu cliente?
Dados atraem aplicativos, serviços e mais dados. Entenda porque essa tendência está no centro do marketing moderno.
Nesta edição:
Entenda o que é Gravidade de Dados e porque essa tendência está no centro das estratégias do marketing moderno.
Salesforce abre mil vagas para vender agentes de IA e outras notícias da semana
Quem é a Snowflake? Uma visão geral da empresa em 1 minuto
Boa leitura!
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O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
Gravidade de Dados e sua importância para o marketing moderno

A Snowflake lançou o relatório O Stack de Dados do Marketing Moderno que é leitura essencial para quem está realizando o planejamento para 2025. Nele, a Snowflake mostra como algumas tendências já deixaram de ser tendências e se tornaram o novo normal do marketing moderno. Entre essas tendências, estão a IA generativa, a preocupação com privacidade e a chamada "gravidade de dados".
Quanto pesam os dados do seu cliente?
Das duas primeiras tendências já se fala bastante, mas vale explorar melhor o conceito de gravidade de dados. A ideia é que grandes bases de dados atraem aplicativos, serviços e outros dados, assim como a gravidade de um planeta atrai objetos. Basicamente, isso se refere à tendência de as empresas eliminarem silos, unificarem informações de clientes e atraírem ainda mais dados.
Assim, em vez de cada aplicativo manter sua própria base de dados, a tendência é centralizar tudo em um repositório único, criando uma camada de dados acessível a todos os aplicativos da empresa.
A integração dos dados de toda a organização não pode ser realizada de ponto a ponto de forma escalável. É preciso uma camada de dados que todas as aplicações empresariais podem utilizar
Tendências no radar do profissional de marketing moderno
O relatório ainda aborda cinco tendências relevantes:
O profissional de marketing empoderado por dados: Com a IA, o papel do profissional de marketing é direcionar muito bem os objetivos, ou a IA pode automatizar rapidamente, mas para o rumo errado.
Ferramentas modernas conectadas a dados: Aplicativos de marketing vão diretamente aos dados, usando uma camada de dados comum para integração total na empresa.
Novas e antigas estratégias de medição: Data clean rooms possibilitam o cruzamento de informações mantendo privacidade, enquanto o media mix modeling proporciona uma análise eficaz por outro caminho.
O valor crescente do 1st Party Data: Com menos cookies de terceiros, os dados próprios ganham mais valor para estratégias de marketing.
A ascensão do commerce media: Um passo além das Retail Media Networks. Se você tem dados próprios e acesso direto ao seu público, parabéns — agora você é uma plataforma de anúncios.
Enfim, o relatório é uma leitura obrigatória! Ele está bem estruturado e traz ótimos insights, além de uma lista das ferramentas martech mais utilizadas por clientes na plataforma Snowflake. Vale conferir para entender mais sobre o futuro dos dados no marketing moderno.
NOTÍCIAS DA SEMANA
🤖 Salesforce abre mil vagas para vender agentes de IA
O aumento das contratações pretende capitalizar o "incrível impulso" do novo produto voltado a desenvolver agentes virtuais baseados em inteligência artificial, disse o CEO Marc Benioff. "O Agentforce foi disponibilizado há apenas duas semanas e já estamos recebendo um feedback incrível de nossos clientes".
💰 OpenAI adquire domínio de mais de $15 milhões
A OpenAI comprou o domínio chat.com (agora redirecionado para o ChatGPT) do fundador da HubSpot, Dharmesh Shah, em uma das aquisições mais caras de domínios até hoje. Shah adquiriu o site por $15,5 milhões em março de 2023 e o vendeu pouco depois para um comprador anônimo, doando $250 mil do lucro para a Khan Academy. Ontem, Sam Altman confirmou que a OpenAI é a nova dona do domínio, sugerindo que Shah recebeu ações em troca da venda.
💵 Insider levanta $500 milhões em Série E
A Insider, plataforma focada em engajamento de clientes e experiências omnichannel, anunciou uma rodada de investimentos Série E de US$ 500 milhões. O objetivo é reforçar o uso de Inteligência Artificial para aprimorar suas operações e ofertas de marketing para clientes.
MARTECH EM FOCO
Snowflake em 1 minuto

A Snowflake é uma plataforma de dados que oferece uma arquitetura única que separa armazenamento e computação. Para equipes de marketing, a plataforma ajuda a consolidar e unificar dados de clientes de várias fontes em uma única visão. Isso permite que os profissionais de marketing obtenham insights mais profundos sobre o comportamento, preferências e interações dos clientes em múltiplos canais.
2012: Fundada em San Mateo, Califórnia, por Benoit Dageville, Thierry Cruanes e Marcin Żukowski
2014: Lançou seu primeiro produto, um data warehouse em nuvem, rodando na Amazon Web Services
2018: Expandiu para o Microsoft Azure e alcançou o status de unicórnio com uma avaliação de $1,5 bilhão
2019: Adicionou suporte para o Google Cloud Platform e introduziu o Snowflake Data Exchange
2020: Realizou o maior IPO de uma empresa de software, com a ação mais que dobrando no primeiro dia e sendo avaliada em mais de US$ 70 bilhões. Uma curiosidade: A Berkshire Hathaway de Warren Buffett possuia uma grande participação na Snowflake, quebrando uma tradição de não investir em empresas de tecnologia.
2024: Passou por uma grande correção no mercado, sendo atualmente avaliada em cerca de US$ 40 bilhões. Um dos investidores a abandonar o barco foi a própria Berkshire Hathaway.
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