- MarTechBiz
- Posts
- Dança das Cadeiras Martech
Dança das Cadeiras Martech
Pesquisa revela que as empresas andam substituindo suas tecnologias de marketing em um ritmo frenético, com 65% dos entrevistados trocando ferramentas recentemente.
Nesta edição:
Pesquisa revela que a dança das cadeiras das tecnologias de marketing está mais agitada do que nunca, com 65% dos entrevistados trocando ferramentas recentemente.
O ator Ryan Reynolds tem uma empresa de Adtech que pode fazer um IPO ano que vem. Sabia dessa? 😯
Descubra quem é a área que mais lidera o processo de troca de martech (spoiler: TI ficou em último lugar)
Boa leitura!
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
Pesquisa sobre Troca de Martech
Uma pesquisa fresquinha da Martech.org revela que a famosa dança das cadeiras no mundo das tecnologias de marketing está mais agitada do que nunca! 65% dos entrevistados substituíram uma ou mais soluções de martech nos últimos 12 meses. A campeã das trocas foram as plataformas de automação de marketing (31%), seguida de perto por softwares de envio de e-mail, CRM e SEO.
Desde que a pesquisa começou a ser realizada em 2020, esse foi um dos anos em que mais houve substituição de ferramentas.
Mas por que tanta movimentação?
À primeira vista, a resposta não surpreende: custo. Nada menos que 61% dos pesquisados apontou o preço como fator decisivo. Outros 51% disse que as capacidades de integração ou APIs abertas foram determinantes e, em terceiro lugar, com 50%, melhorar a experiência digital do cliente.
Mas será que se trata apenas de economia? Bom, isso não está muito claro. Afinal, dos que substituíram alguma solução, 60% aumentou o número de ferramentas no seu stack. Apenas 18% manteve o mesmo número, e 22% disse ter reduzido.
Se essas empresas queriam apenas reduzir custo, isso parece meio contraditório, não?
Outro número traz um insight interessante sobre os verdadeiros motivos: das tecnologias que foram substituídas, cerca de dois terços estavam em uso há menos de 5 anos. De fato, a duração média de uma ferramenta de martech nas empresas é entre 3 e 5 anos. Parece um tempo muito curto para quem busca ampliar o retorno do investimento.
Ou seja, esse ritmo frenético de troca de ferramentas parece ser o normal. Apesar de uma provável consolidação de ferramentas nas categorias mais maduras (automação de marketing, CRM, SEO), existe uma tendência contrária de experimentação nas novas categorias, como CDP, atribuição e ABM.
A pesquisa completa está bem interessante e pode ser baixada aqui: 2024 MarTech Replacement Survey.
NOTÍCIAS DA SEMANA
༄ HubSpot lança o Breeze, sua 'solução completa de IA'
O Breeze inclui o Copilot, um novo assistente de IA com personas criadas para marketing, vendas e atendimento. Além disso, há quatro bots: Content Agent, Social Media Agent, Prospecting Agent e Customer Agent. A HubSpot também lançou o Breeze Intelligence, uma solução de enriquecimento de dados e análise de intenção de compra.
🚫 WordPress se prepara para banir WP Engine de acessar seus recursos
A briga entre WordPress e WP Engine ficou séria, com o WordPress cortando o acesso da plataforma de hospedagem aos seus recursos.
🧔🏻 MNTN, empresa de adtech do ator Ryan Reynolds, mira IPO
A provedora de publicidade para TVs Conectadas pode estar trabalhando com o Morgan Stanley em uma oferta pública inicial (IPO) em 2025. Reynolds se tornou diretor criativo da empresa após a aquisição de sua agência, Maximum Effort, em 2021.
📈 Optimizely adquire NetSpring e lança Personalization
A Optimizely entrou na onda da "composabilidade" ao adquirir a solução de análise nativa para data warehouses. A empresa também lançou o Optimizely Personalization, voltado para aprimorar experiências digitais.
MARTECH EM NÚMEROS
Quem decide a compra de martech?
Ainda analisando a pesquisa sobre a substituição de martech, há informações interessantes sobre o processo de compra das soluções. Os profissionais que lideraram o processo de troca das ferramentas foram os gestores de marketing (37%) e gestores executivos (26%). Profissionais de TI comandaram o processo apenas 8% das vezes.
O processo de substituição costuma ser rápido, em 6 meses ou menos. Vale destacar que a grande maioria dos respondentes são dos Estados Unidos.
Reply