Dança das Cadeiras Martech

Pesquisa revela que as empresas andam substituindo suas tecnologias de marketing em um ritmo frenético, com 65% dos entrevistados trocando ferramentas recentemente.

Nesta edição:

  • Pesquisa revela que a dança das cadeiras das tecnologias de marketing está mais agitada do que nunca, com 65% dos entrevistados trocando ferramentas recentemente.

  • O ator Ryan Reynolds tem uma empresa de Adtech que pode fazer um IPO ano que vem. Sabia dessa? 😯

  • Descubra quem é a área que mais lidera o processo de troca de martech (spoiler: TI ficou em último lugar)

Boa leitura!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
Pesquisa sobre Troca de Martech

Uma pesquisa fresquinha da Martech.org revela que a famosa dança das cadeiras no mundo das tecnologias de marketing está mais agitada do que nunca! 65% dos entrevistados substituíram uma ou mais soluções de martech nos últimos 12 meses. A campeã das trocas foram as plataformas de automação de marketing (31%), seguida de perto por softwares de envio de e-mail, CRM e SEO.

Desde que a pesquisa começou a ser realizada em 2020, esse foi um dos anos em que mais houve substituição de ferramentas.

Mas por que tanta movimentação?

À primeira vista, a resposta não surpreende: custo. Nada menos que 61% dos pesquisados apontou o preço como fator decisivo. Outros 51% disse que as capacidades de integração ou APIs abertas foram determinantes e, em terceiro lugar, com 50%, melhorar a experiência digital do cliente.

Mas será que se trata apenas de economia? Bom, isso não está muito claro. Afinal, dos que substituíram alguma solução, 60% aumentou o número de ferramentas no seu stack. Apenas 18% manteve o mesmo número, e 22% disse ter reduzido.

Se essas empresas queriam apenas reduzir custo, isso parece meio contraditório, não?

Outro número traz um insight interessante sobre os verdadeiros motivos: das tecnologias que foram substituídas, cerca de dois terços estavam em uso há menos de 5 anos. De fato, a duração média de uma ferramenta de martech nas empresas é entre 3 e 5 anos. Parece um tempo muito curto para quem busca ampliar o retorno do investimento.

Ou seja, esse ritmo frenético de troca de ferramentas parece ser o normal. Apesar de uma provável consolidação de ferramentas nas categorias mais maduras (automação de marketing, CRM, SEO), existe uma tendência contrária de experimentação nas novas categorias, como CDP, atribuição e ABM.

A pesquisa completa está bem interessante e pode ser baixada aqui: 2024 MarTech Replacement Survey.

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MARTECH EM NÚMEROS
Quem decide a compra de martech?

Ainda analisando a pesquisa sobre a substituição de martech, há informações interessantes sobre o processo de compra das soluções. Os profissionais que lideraram o processo de troca das ferramentas foram os gestores de marketing (37%) e gestores executivos (26%). Profissionais de TI comandaram o processo apenas 8% das vezes.

O processo de substituição costuma ser rápido, em 6 meses ou menos. Vale destacar que a grande maioria dos respondentes são dos Estados Unidos.

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