• MarTechBiz
  • Posts
  • Agentforce: os agentes virtuais estão chegando?

Agentforce: os agentes virtuais estão chegando?

Agentes virtuais não são apenas chatbots com outro nome. A tecnologia está passando do pensamento para a ação.

Nesta edição:

  • Salesforce se prepara para entrar no mercado de agentes virtuais

  • Será que a IA vai realmente tornar a experiência de compra melhor do ponto de vista do cliente? Pesquisa traz números reveladores.

  • Google Analytics 4 passa a apresentar benchmarks de mercado e outras notícias da semana.

Boa leitura!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
Agentes Virtuais e o Futuro dos Chatbots

Na semana passada, a Salesforce divulgou os resultados financeiros do último trimestre e uma nova palavra dominou a apresentação: Agentforce.

Belo nome! Enquanto "Salesforce" significa "força de vendas", aludindo ao público original da solução de CRM, o Agentforce será sua plataforma de criação de agentes virtuais, uma "equipe de agentes". A ideia é que as empresas criem agentes virtuais personalizados que poderão acessar os dados de clientes que já estão nas nuvens da Salesforce.

Recentemente, a Salesforce já havia anunciado 2 desses agentes: Einstein SDR Agent e o Einstein Sales Coach Agent. Parece que esses foram apenas os primeiros de uma série de novidades.

Agentes virtuais são apenas chatbots com outro nome? De certa forma, sim (o hype da inteligência artificial é forte!) Porém, existe uma diferença sutil mas importante. Enquanto os chatbots podem servir como um copiloto conversacional, sugerindo ações que seus usuários podem realizar, os agentes virtuais podem executar diretamente essas recomendações.

"Estamos presenciando uma evolução das ferramentas baseadas em conhecimento e movidas por IA generativa — como chatbots que respondem a perguntas e geram conteúdo — para “agentes” habilitados por IA generativa, que usam modelos fundamentais para executar fluxos de trabalho complexos e em várias etapas no mundo digital. Em resumo, a tecnologia está passando do pensamento para a ação."

O Agentforce nem foi lançado mas já tem muita concorrência

O mercado está cheio de plataformas conversacionais, sejam representantes dessa nova geração de agentes baseados em AI (Kore.ai, Relevance AI), soluções mais focadas nos chatbots que já conhecemos (Intercom, Blip) e as plataformas que ajudam empresas a desenvolver suas próprias soluções, como o Microsoft Copilot Studio e o Watson da IBM (tristemente renomeado como watsonx).

Puro hype? Segundo entrevistas dadas pelo CEO da Salesforce, Marc Benioff, as primeiras empresas testando a plataforma estão solucionando mais de 90% das dúvidas dos clientes com os agentes virtuais. Agora é esperar pelo Dreamforce, evento anual da Salesforce que acontece no início de setembro e serve como palco para os seus principais lançamentos, para ver o quanto há de concreto no Agentforce. Porém, é certo que nós, profissionais de martech, usaremos cada vez mais agentes virtuais para interagir com nossos clientes.

NOTÍCIAS DA SEMANA

HubSpot torna o ChatSpot uma funcionalidade integrada ao seu CRM. A ferramenta era um assistente baseado em IA em fase de teste. A partir de agora, o ChatSpot se poderá ser acessado de qualquer lugar no CRM da empresa.

Google Analytics 4 passa a apresentar benchmarks de mercado. O Google lançou uma grande atualização no GA4, permitindo que usuários comparem seu desempenho com métricas de outras empresas do setor.

Canva diz que seus recursos de IA justificam aumento de 300% no preço. As assinaturas do Canva devem subir drasticamente no próximo ano devido a novos recursos de IA generativa. Clientes do Canva Teams podem ver aumentos superiores a 300%!

MARTECH EM NÚMEROS

Uma pesquisa feita pelo site Chiefmartec perguntou se as novas tecnologias de IA vão tornar a experiência de compra melhor… PARA O CLIENTE. A promessa é que a automação será melhor para as empresas, mas nem todos estão convencidos que a experiência será positiva para o consumidor.

Porém, isso varia muito com o caso de uso. Quando se trata de usar IA para melhorar chatbots e criar conteúdos, a maioria dos respondentes achou que isso melhoraria a experiência (por uma margem pequena). Mas quando o assunto é usar IA para aumentar a eficiência de vendedores com automação de vendas, seja com e-mails personalizados ou agentes virtuais atuando como SDRs e BDRs, o entusiasmo foi bem menor.

Reply

or to participate.