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👀 3 martechs para ficar de olho em 2025
As tendências que vão transformar a produção de campanhas e a experiência do cliente nos próximos anos
Nesta edição:
Três tendências de martech para acompanhar de perto em 2025
OpenAI pode incluir publicidade no ChatGPT e outras notícias da semana
Os números da Black Friday 2024 no Brasil
Boa leitura!
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TENDÊNCIAS
3 martechs para acompanhar em 2025

2025 está batendo na porta: já tem Papai Noel em todo shopping, panetone até na padaria e, claro, listas com previsões para o ano novo. E não vamos ficar de fora delas!
Para o ano que vem, existem três categorias de soluções cujo desenvolvimento vai gerar um impacto importante na forma de atuação do marketing. E, por isso, pretendo acompanhar bem de perto.
“Já sei as 3 tendências: IA, IA e IA”
Antes de mais nada, vamos tirar o elefante branco da sala. Sim, a inteligência artificial está por trás da maioria dos avanços em martech. Mas não dá para considerá-la uma categoria à parte. Ela está cada vez mais incorporada a todas as soluções.
O relatório State of Software, publicado recentemente pela G2, traz uma categoria para soluções de inteligência artificial que foi a que mais cresceu: 38% em relação ao ano passado (a categoria Marketing ficou em 5º lugar, crescendo 14%.)
Analisando de perto esse crescimento, notamos a primeira martech para 2025:
1. Criação de Conteúdo com IA 🎨
Não é mais novidade para ninguém o uso de IA na geração de textos, imagens e vídeos. Dentro da categoria de IA da G2, entre as 10 maiores pontuações, oito são relacionadas à criação de conteúdo.

O que acompanhar: Ainda há muito espaço para ajustes finos no controle e edição das criações. Também existem oportunidades para automatizar o processo de criação, desde ideias de tópicos até personalizações baseadas no perfil de quem consome.
Radar de soluções: Typeface.ai, Synthesia, Adobe Firefly, Canva, Murf.ai.
2. Agentes Virtuais e Chatbots 🤖
Desde a explosão de interesse no ChatGPT há dois anos, parecia que os chatbots tradicionais seriam os primeiros produtos a se tornarem obsoletos. Mas, apesar do hype inicial, ainda não entregaram tudo o que prometiam. Em 2025, espera-se que esses assistentes ganhem upgrades importantes, principalmente em vendas e atendimento ao cliente.
O que acompanhar: Conversas mais naturais, inteligência emocional, análise de sentimento e personalização hiperavançada que se adapta ao estilo do usuário durante as conversas.
Radar de soluções: Um desenvolvimento importante é o local em que os agentes serão desenvolvidos nas grandes empresas. Há opções de todos os lados: desde soluções baseadas em CRM (Salesforce Agentforce), marketing e CX (Blip, Zendesk, Intercom) ou nos datawarehouses em nuvem. O Google, por exemplo, acaba de lançar o AI Agent Space, um marketplace na sua Google Cloud Platform que possibilita a marcas licenciarem agentes AI criados por terceiros.
3. Customer Data Platforms (CDPs) 🎲
Os CDPs estão se consolidando como peça-chave no cenário de Martech. Essas plataformas unificam dados de várias fontes para criar uma visão 360° do cliente. Isso significa campanhas de marketing mais personalizadas e uma experiência bem mais afinada.
O que acompanhar: À medida que as funcionalidades dos CDPs se tornaram conhecidas, diversas plataformas — CRMs, automação de marketing e outras — começaram a oferecer recursos de CDP como funcionalidades.
E conforme os data warehouses na nuvem (CDWs) ganharam popularidade, uma nova classe de CDPs, inicialmente chamada de “Reverse ETL” e mais recentemente “Composable CDP”, também vem ganhando força.
Opções são sempre bem-vindas, mas navegar nesse cenário competitivo ficou mais difícil. É importante entender bem as diferentes propostas das soluções e criar um consenso nas diversas áreas da empresa sobre o que faz sentido para cada cenário.
Radar de soluções: Salesforce, Adobe, GrowthLoop, Hightouch, Segment e MParticle.
2025 promete ser um ano de transformações importantes. Em qual tendência você vai ficar de olho? 👀
NOTÍCIAS DA SEMANA
💸 OpenAI pode incluir publicidade no ChatGPT
A OpenAI estuda inserir anúncios em seus produtos de IA, buscando novas fontes de receita.
📣 Meta anuncia Andromeda: próxima geração de seu mecanismo de exibição de anúncios
A Meta está divulgando seu novo sistema de inteligência artificial avançado para melhorar como os anúncios são mostrados nas suas plataformas, como Facebook e Instagram. Entre as melhorias: um aumento de 6% na recuperação de anúncios e 8% na qualidade dos anúncios em segmentos selecionados.
🤖 VWO lança ferramenta de otimização de conversões com IA
O VWO, plataforma que ajuda empresas a otimizar seus sites e aplicativos móveis para melhor desempenho e maior conversão, lança seu VWO Copilot, que propõe agilizar análises, simplificar testes e encontrar oportunidades com mais rapidez.
🍎 Apple começa a vender anúncios no Apple News diretamente
A Apple está comercializando anúncios em seu app de notícias, eliminando intermediários e oferecendo novos formatos como banners, vídeos e patrocínios premium para eventos como o Met Gala. A estratégia inclui dividir a receita: os publishers recebem 70% do valor dos anúncios vendidos diretamente pela Apple.
MARTECH EM NÚMEROS
Black Friday 2024: mais do mesmo?
No início do mês fiz um artigo sobre as tecnologias que deveriam brilhar na Black Friday desse ano. A expectativa era um ano melhor que 2023 e isso realmente aconteceu. Os números iniciais mostram vendas recorde no varejo digital e físico, inclusive superando os números pré-pandemia:
Vendas: R$ 6,8 bilhões em transações (+9,2% em relação a 2023)
Pedidos: 12,1 milhões de compras (+9,8% vs 2023)
Meios de pagamento: Cartão de crédito (61,6% das transações), PIX (25,8%) e boleto bancário (8,6%)
Produtos mais vendidos: eletrodomésticos (16,8%), eletrônicos (11,5%) e telefonia (10,1%)
Ticket médio: R$ 563,49
Dados da Neotrust Confi via exame.
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